quinta-feira, 22 de abril de 2010

Bater palmas na Igreja?

A IGREJA É UM LUGAR SAGRADO!

Em todos os lugares em todas as igrejas católicas é comum bater palmas.

Ora se bate palmas para Jesus ora para Maria, mas principalmente se bate palmas e se canta o tradicional "Parabéns a você" para os aniversariantes, para os formandos, para os catecúmenos, para os noivos, para os batizandos e assim vai a interminável lista.

O que você acha disso? Você concorda e você também ajuda a bater palmas na Igreja?

Se na sua Igreja ainda tem o Sacrário exposto em lugar de destaque onde está JESUS EUCARÍSTICO, então vamos refletir juntos sobre esta questão das palmas.

Se você ainda acredita que JESUS está presente na EUCARISTIA e que portanto ELE é o único a ser homenageado e a ser respeitado na SUA CASA, antes, durante e depois da missa, então vamos aprofundar nossa reflexão antes de continuar batendo palmas para os aniversariantes, para os formandos e assim por diante.

Se você vai tomar a EUCARISTIA, lógico, depois de confessar-se (I Cor 11,22-34) ou de pelo menos fazer um exame de consciência e então decidir se você está em condições de ir à Comunhão e você acredita que a hóstia é muito mais do que um simples pedaço de pão ou uma simples ceia, pois é o CORPO DE CRISTO que você vai tomar, então vamos juntos meditar quem é o único que deve receber nossa homenagem e nossa adoração na missa.

Se você concorda que a missa é a renovação do sacrifício incruento de CRISTO NA CRUZ e que a Igreja é um lugar sagrado e de respeito, e que a Igreja não é o salão de festas de um clube e muito menos um lugar para aplausos, risos e gritos, então quero convidar você a começar a rever estes conceitos que aos poucos foram sendo introduzidos na Igreja Católica de forma equivocada e que com toda a certeza deixam JESUS muito triste.

Poderíamos ir muito além nesta linha de raciocínio, por exemplo, discutindo se a missa é uma coisa alegre ou uma coisa séria e triste, onde Jesus morre novamente por causa dos meus pecados, da minha indiferença, da minha negligência e do meu pouco caso.

Poderíamos continuar e perguntar porquê eu vou à missa, como eu vou à missa, quando eu vou à missa e principalmente o que vou fazer na missa?

Poderíamos ainda refletir sobre como me preparo para ir ? missa, o que eu levo para oferecer a Jesus, com que roupa eu vou à missa, como me comporto na Igreja e que tipo de devoção eu tenho durante a missa?


Por fim cabe ainda refletir porque eu não vou mais seguido à missa?
Sim, porque a missa tem um VALOR DE REMISSÃO INFINITO, porque é o próprio JESUS quem a celebra na pessoa do sacerdote.

São Leonardo disse: "Uma Santa Missa ouvida durante vossa vida será de maior benefício a vós do que muitas ouvidas por vós após vossa morte".

Também Santo Afonso de Ligório nos diz: " O próprio Deus não pode fazer que haja uma ação mais santa nem maior que a celebração de uma Santa Missa".

E São Pedro Julião Eymard nos lembra que: "A Eucaristia é a suprema manifestação do amor de JESUS: depois dela, nada mais há senão o Céu".

Se você chegou até aqui concordando, pelo menos, que a missa não é uma festa e que a Igreja não é um salão de festas, então você concorda que o local mais apropriado para bater palmas e cantar Parabéns a você e trocar cumprimentos e abraços, dar risadas e conversar animadamente é o clube ou a praça da sua cidade.

Por último, se você não concorda que a Igreja não é o lugar mais adequado para se festejar coisas que nada tem a ver com a missa, pelo menos você concordará que temos que ter respeito pelas pessoas que vão a Igreja e à missa para rezar e participar do SANTO SACRIFÍCIO e assim necessitam de silêncio e de "clima" para conversar com JESUS PRESENTE NA EUCARISTIA, pedir e agradecer e entrar em COMUM UNIÃO COM ELE.

7 comentários:

  1. Concordo plenamente com o que lí no texto.Realmente se faz nescessario um retorno ao verdadeiro significado do sacrificio de Jesus presente na missa.Hoje percebe-se que muitos que participam das celebraçoes valorizam mais as coreografias do que a escuta da palavra de DEUS.

    ResponderExcluir
  2. Só esclarecendo que o povo bate na missa por que os padres incentivaram este hábito e muitos continuam a incentivar. Não é culpa do povão bater palmas, vi e vejo muitos padres após a missa pedir para cantar parabéns pra voce. Então convido a outro do texto a entregar esse texto também aos padres de hoje.

    ResponderExcluir
  3. O comentário acima revela uma triste realidade:Que os padres são os principais colaboradores para que este mal hábito se instale nas nossas igrejas.Até pouco tenpo eu combatia as palmas na missa porque achava que existia uma proibição,uma norma que.Hj preciso mudar minha estratégia de argumentação pq existe uma orientação da CNBB que explicitamente incentiva o uso de palmas.Daí a questão: meu ponto de vista ou a orientação da CNBB? O que mostrar além dos argumentos?

    Eis o texto

    Animação da vida litúrgica no Brasil
    208 - ...E as aclamações,pelo seu valor de diálogo, comunicação e participação dos fiéis,devem ter mais incentivo e ser mais variadas: cantos,palmas ou vivas.

    ResponderExcluir
  4. Também concordo plenamente, há muitos abusos na liturgia atual, infelizmente, assim também como músicas protestantes na Santa Missa...já discuti sobre esse tema em redes sociais, mas sempre tem achismos de pessoas, sendo que o Catecismo da Igerja ensina bem claro...

    ResponderExcluir
  5. Embora eu tenha profundas divergências, por razões diversas, com o que prega a teologia moral da Igreja, jamais me afastaria (sem motivo seriíssimo) da Santa Missa. Hoje é o que faço, mas com motivos:risos, cantoria,bingo no altar, pregação vinda de ministro sei lá do quê e abusos de toda sorte que vão muito além do citado bater de palmas e dos 40 listados pela CNBB. Agora, no Rio,só me restou o Mosteiro Beneditino, pois tudo que não tenha "cheiro" de RCC é considerado retrógrado e anti-conciliar. Estou velho para novas Cruzadas.

    Parabéns pelo blog, pela publicação e rogo a Deus que os abençoe.

    In core Jesu et Maria,

    Prof. Haroldo Lemos.

    ResponderExcluir
  6. este artigo é ridiculo e esta fundado so no achismo.
    é claro que a missa é uma festa é a festa da ressureiçao e a festa do amor. e a festa da eucaristia e a festa da comunidade da reconciliação e não um velorio.
    Não é licito manifestar minha alegria diante do ressucitado.
    Agora se existe uma proibição escrita da CNBB podemos ate analisar. se não e tudo preconceito.

    Emanoel Nascimento

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo blog. Os artigos estão excelentes. Uma sugestão: por respeito a quem escreveu o artigo, penso que seria importante colocar sempre a fonte de onde foram retirados, o que não encontrei em todos os artigos.

    Sobre a pessoa acima que quer uma proibição para a bateção de palmas, isso é ridículo. Primeiro, o missal é lei positiva, só mostra o que se faz, não o que não se faz. Em segundo lugar, o que rege a Liturgia são as normas e a tradição litúrgica (cf. a IGMR explicita). Quer norma para tudo é legalismo.

    ResponderExcluir