quarta-feira, 5 de maio de 2010

Como usar as Velas na Santa Missa

Cerimoniando em uma celebração em um determinado local deparei-me com a seguinte afirmação."Poe só uma vela no altar é mais bonito, representa a unidade dos cristãos!".Diante de tamanha ignorância liturgica por parte da equipe celebrativa desta missa resolvi por este post sobre o uso das velas na celebração eucarística.

Bom proveito!

"...Coloquem-se , em qualquer celebração, ao menos (no mínimo) dois cartiças com velas acessas..."(IGMR, 117) E não só um, como alguns padres afirmam por ai.




Missa de Ordenação

Missa Pontifical , com todas as velas requeridas pela instrução do Missal romano para "Missa Pontifical " (Missa Solene com o Bispo). Assim diz o missal:


"... Quando celebrar o bispo diocesano, coloque-se sete cartiças..." (IGMR 117)



Se ultiliza 2 cartiçais acessos para a proclamação do evangelho. Tendo o círio pascal acesso proximo do ambão esses cartiças deverão ser substituídos pelo círio acesso.
"Toma o evangeliário ... precedido dos ministros leigos, que podem levar o turibulo e os CARTIÇAIS , dirigindo-se ao ambão..." (IGMR, 133)Fonte: IGMR e blog Eccleisa catholica

3 comentários:

  1. Sempre foi tradição da Igreja, na celebração da Santa Missa usar-se de quatro a seis velas. E por que hoje esta se usando somente Uma vela sobre o altar? Estamos cada vez mais nos afastando da verdadeira origem da correta e tradição celebração do Sacrifício de Cristo na missa. Que isso possa ser exemplo a todos e o modo correto volte a ser observado em todas a igrejas, desde pequeninas capelas a grandes Catedrais!

    ResponderExcluir
  2. E infelizmente isso vem ocorrendo... E o pior, perdendo isso, perdemos a unidade que é tanto pregada... Mas continuemos lutando, um dia a liturgia será salva, e nós por ela, como disse padre Ricardo.

    ResponderExcluir
  3. ONDE ESTA ESTA ESCRITO QUE DEVEMOS ACENDER VELAS.QUAL O SIGNIFICADO?

    ResponderExcluir